Danilo Gentili fez piada racista no Twitter?sim ou não?

2 comments


"King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?" A frase é de Danilo Gentili, integrante do programa "CQC" (Band). Postada na madrugada de sábado (25) para domingo no Twitter, a declaração se arrasta numa polêmica que deixou de ser virtual e chegou ao MPF-SP (Ministério Público Federal em São Paulo).

Segundo a assessoria de imprensa do MPF-SP, a mensagem de Gentili já foi encaminhada a um procurador, que vai apurar se houve ou não crime de racismo. A ONG Afrobras também se posicionou contra o "repórter inexperiente". "Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda [entrar com] uma representação criminal", diz José Vicente, presidente da ONG.
"Isso foi indevido, inoportuno, de mau gosto e desrespeitoso. Desrespeitou todos os negros brasileiros e também a democracia. Democracia é você agir com responsabilidade", avalia Vicente.



< "Obrigado, pessoal. Vocês conseguiram me prender igual a um macaco por denúncias de racismo", brincou o humorista

Correção de percurso

Alguns minutos após escrever seu primeiro "tweet" sobre King Kong, Gentili tentou se justificar no microblog. "Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?" Mais de uma vez, ele tentou se justificar. "Na piada do King Kong, não disse a cor do jogador. Disse que a loira saiu com cara porque é famoso. A cabeça de vocês que têm preconceito."

No domingo, o integrante do "CQC" jogou na web uma foto em que aparece enjaulado: "Obrigado, pessoal. Vocês conseguiram me prender igual a um macaco por denúncias de racismo." Gentili possui cerca de 165 mil seguidores na plataforma (twitter.com/danilogentili).

Nesta segunda-feira, Gentili voltou ao assunto, desta vez abrindo mão do limite de 140 caracteres oferecidos pelo Twitter. Redigiu um texto no blog, com mais de 6.500 caracteres, para defender sua posição. "Quando vejo um cara dizendo que tem orgulho em ser da raça negra eu juro que nem me passa pela cabeça chamá-lo de macaco. E sim de burro", afirmou. Para ler o texto inteiro, clique aqui.

À Folha Online, na noite desta segunda-feira, o humorista disse estar "disposto a pedir perdão a qualquer pessoa que se ofendeu sobre qualquer assunto em qualquer coisa que eu disse". "Quanto a apagar os tweets, não apago, não. Porque eu realmente disse aquilo. Não consigo ainda entender qual o problema com eles, mas se alguém viu problema, que me perdoe. Eu realmente disse aquilo."

Em uma enquete feita pela Folha Online perguntado o seguinte:

Você acha que a piada do integrante do "CQC" Danilo Gentili no Twitter foi racista?
O seu voto foi registrado. Obrigado pela participação.

24%
386 votos
Sim

76%
1.195 votos
Não
Total: 1.581 votos
atualizada ás 22:15 27/07/09

FONTE: FOLHA ONLINE



ADVERTÊNCIA: você deverá participar das seguintes contas: por favor :D
Nos siga no Twitter, Assine nosso FEED e Participe da nossa comunidade no ORKUT

2 comentários:

  1. Eu axei racista .. pq dá pra deduzir sim q o Macaco seria um homem negro ... devido ao fato q a maioria dos jogadores de futebol serem negros, de sempre terem uma loira ao lado ... mas depois ele mesmo prova q é nesse sentido ...

    O questionamento q ele fez também faz sentido "Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?"

    Sem conta que muitos dos negros são extremamente racista com eles mesmo .. o que parece irônico mas é verdade!

    Então como entender? Na duvida .. melhor nem brincar com isso ... uma coisa idiota dita assim no Twitter .. q deu essa confusão toda ...

    Não sei se fosse negro pensaria de outra forma mas grande parte da população do Brasil é afro descendente e ainda é um país bem racista ... é lamentável!

    Peguei seu link do blog do sasdelli .. foi interessante o que vc falou sobre o trem do Massa e pelo que vi nesse seu post ... parece q seu blog .. tb parece ser bem legal!

    Abraços

    ResponderExcluir

Porque é importante comentar?
Todos os blogueiros passam horas na frente do computador criando,editando,compilando,para trazer notícias,piadas,curiosidades e muito mais sem cobrar nada por isso,mas claro que ele quer receber algo em troca e o comentário é uma dessas coisas,seja uma crítica,um elogio o que você quiser,mas claro que respeitando o autor e os outros leitores do blog.
E ai o que você está esperando?, comente agora mesmo!